07/05/1986 DIARIO DE PETER, PARTE II
Parte II - Simbologia da Obra
A estética infantil do filme indica a inocência dos três personagens
principais. Estes estão acompanhados por um homem idoso representando o
arquétipo do tutor sábio. Sua participação nos eventos é muito discreta, pois o
idoso aparece apenas no inicio ao acionar o portal e no final, quando o
enquadramento de imagem dá a entender que ele tinha consciência do que
aconteceu. O velho tutor não demonstra qualquer surpresa ao ver o anjo-Satã no
inicio, diferente das crianças, que transparecem surpresa, dúvida e receio.
Porém, no fim, o último frame do filme apresenta o idoso fazendo uma expressão
que pode ser interpretada como desilusão, isto passa desapercebido ao assistir
em velocidade padrão.
Percebemos que a função do velho sábio é apenas dar inicio a história
(abrindo o portal) e "assinar" o fim do enredo, mostrando que tudo
estava em sua mente. Isso poderia levar a crer que o velho é uma representação
do autor dentro da obra. Porém, como foi identificado por um de meus colegas, o
autor já se colocou através do menino questionador. De fato, o autor acreditava
que o filme fosse seu relato autobiográfico do primeiro encontro com anjo-Satã.
Dessa perspectiva, temos duas alternativas: ou o menino e o velho são a mesma
pessoa em idades distintas, ou o autor é apenas o menino inocente e aquele
velho representa seu mestre, uma pessoa real que no passado serviu de guia para
encontrar Satã através de um "portal". De fato, eu tenho plena
certeza que se trata do cientista nazista cujos experimentos metafísicos
atraíram a atenção do Governo americano, de Gaspar, de Gabriel e tantos outros.
Tenho também a hipótese de que anjo-Satã não representa o diabo, mas sim,
Deus. O primeiro motivo é sua apresentação, dizendo ser anjo e satã ao mesmo
tempo. As crianças se surpreendem com a
contradição, mas por fim, o menino questionador apenas lamenta a falta
de sorte daquele nome. Implicitamente, bem e mal são vistos na mesma entidade
com "anjo" e "Satã", sendo tal propriedade aplicável apenas
a Deus, em especial o do velho testamento.
O segunda motivo encontra-se na representação deste Satã. Ele não tem
corpo, possui roupa apenas, mas seu corpo é imaterial. Isto vai contra as
representações mais clássicas de demônios, pois estes representam a pura tentação
e materialidade, sendo representados com corpos carnais ou até animalescos. Aqui
Satã é um figurino carnaval vazio. Sabe-se que na Veneza antiga, nobres usavam
máscaras para se misturarem ao povo sem serem reconhecidos. Agora temos de novo
o mesmo motivo, Deus se mistura entre os mortais, seu único intermédio visual é
a máscara que oculta sua divindade. Por fim, é notável que o anjo-Satã esteja
sempre fundido à ilha. Revendo o vídeo, note-se que ele não tem pés, ele não
caminha naquele mundo, pois ele É AQUELE MUNDO. Essa é outra propriedade apenas
digna de Deus.
Minha outra hipótese é que esta narrativa representa o Gênesis bíblico.
Primeiro quando Satã faz brotar a vida naquela rocha flutuante e diz que nunca
aprendeu a fazer aquilo, já que era algo de sua "natureza". Esta cena
representa a criação da vida na Terra. Eis que, analogamente, ele oferece frutas,
cumprindo um papel emblemático. Afinal, anjo-Satã representa bem e mal ao mesmo
tempo. Portanto, as frutas demonstram tanto a abundância do paraíso (fruto
divino) quanto o fruto do conhecimento (serpente) que as crianças aceitam de
Satã para experimentar. A partir de então elas simbolicamente teriam ciência do
bem e do mal. As frutas escolhidas também possuem uma função para cada
personagem que será abordada mais a frente.
A história seguem com anjo-Satã criando um mundo (outra vez, esta é uma
propriedade apenas de Deus). Ele oferece argila para que as crianças façam pessoas.
A analogia condiz com o trecho do Gênesis quando a humanidade é criada a partir
do barro. Depois, anjo-Satã cumpre a função divina de dar o sopro da vida. É
importante notar que as crianças escolhem a classe de seus bonecos (a menina
quer fazer rei e rainha, o ruivo escolhe um soldado). Porém, não vemos a
escolha do menino questionador, mas indiretamente, podemos fazer suposições.
Além do povo comum, apenas três classes de bonecos são representados:
Realeza no castelo (menina), soldados fazendo guarda (o ruivo) e um sacerdote
na cena do funeral (?). Tenho convicção que o menino questionador fez o
sacerdote, não penas por ser a única classe
sem representante, mas também porque o menino escolheu comer uvas. As
uvas representam o sagrado, bem como o vinho do sacerdócio nas religiões
cristãs. Além de tudo, a função do sacerdote é exercer a ligação entre Deus e
as pessoas, esta é a exata função que o menino terá no futuro, pois ele é o
criador do vídeo que interliga Deus (Satã) com nós, expectadores. Mas vinho
também pode trazer a embriaguez, numa analogia a falsa religião ou a loucura.
No vídeo, a menina coloca um touro no cenário que incita
os conflitos. Em simbologia, o touro representa a materialidade. Isto esta bem
marcado nas línguas ocidentais, onde a palavra "capitalismo" e
"capital" se origina do latim "capitalis" (cabeça) mensurando a quantidade de cabeças de gado
que alguém possuía na antiguidade. No ocultismo bíblico, a chamada "Era de
Touro" corresponde a todo período anterior a Moisés, sendo um tempo
marcado por projetos gananciosos como as Pirâmides e a Torre de Babel. Além de
tudo, nota-se que foi justo a menina aquela que moldou o rei e rainha de barro,
e que antes disso, consumiu a maçã (tentação), assim cumprindo um papel de Eva
com o pecado original.
Anjo-Satã é irritado pelas disputas materiais e
resolve destruir os bonecos envolvidos. Talvez o vídeo passe uma mensagem neste
trecho, onde muitos conseguiram se salvar ao perceber que a mão divina se
aproximava com fúria. Aqueles que estavam cegos pela ganância acabaram punidos,
já os tementes conseguiram escapar. Logo, é feito um funeral pelos mortos com
grande lamento. Anjo-Satã se diz admirado pela condição humana e seus costumes.
No vídeo, vemos os bonecos colocando os frutos da colheita sobre os caixões. Isto
remete aos antigos funerais, quando se colocavam flores de laranjeiras sobre os
mortos. Vale recordar que o menino ruivo consumiu as laranjas, indiretamente
ligadas ao ideal de aceitação da morte que um soldado deve cumprir. O próprio
menino, autor dos soldados, foi quem primeiro aceitou o chamado de Satã,
correndo em direção ao portal motivando os colegas a imitá-lo.
O dito
enterro não chega a se concluir da forma prevista, já que Anjo-Satã anuncia a
destruição do mundo tal qual o dilúvio, matando todos de forma indistinta.
Aqueles que antes escaparam da sua mão em fúria, agora descobrem que a salvação
fora inútil. Um terremoto faz a terra engolir o mundo, assim como as águas na
Bíblia. Durante a ruína, Satã lança três raios que agem de forma emblemática. O
primeiro raio destrói o sacerdote, o segundo raio destrói os soldados e o
último cai sobre o rei. Cada criança tem seu boneco destruído por um raio, toda
classe social é punida da mesma forma.
Satã se justifica dizendo "não fiz nada errado, pois não sei o que é errado". De fato, a
culpa só pode recair sobre aqueles que sabem distinguir o certo do errado,
nunca sobre aqueles cuja a moralidade ainda não esta formada (como uma
criança). Porém, existe uma contradição inerente na fala do anjo-Satã, porque a
construção de seu argumento pressupõe algum o entendimento do que seja o
"errado". Afinal, como ele poderia afirmar "não fiz o
errado" justificando que "não sei o que é errado"? Estas duas
afirmações se contradizem juntas. O menino contesta anjo-Satã ao dizer "você matou eles". O menino, ao
contrário de Satã, mostra ter ciência do bem e do mal, talvez por ter comido o
fruto no inicio.
Por fim, o anjo-Satã diz que pode fazer mais humanos
se necessitar deles. Parece que para ele, a morte não é um limite e os humano
são apenas um instrumento de sua vontade. Tudo é dito enquanto seu rosto se
torna uma caveira, tal como a própria morte. As crianças fogem de medo. Satã
desfaz seu pequeno universo-ilha e diz para o espectador: "A vida em si é apenas uma visão, um sonho,
nada existe além de você e um espaço vazio, e você não passa de um pensamento".
Aqui esta a pura mensagem: nossa realidade não é mais que um mundo de areia.
Não passamos do sonho sem sentido de Deus, nada além de nós e um vazio. O vídeo
termina com a desilusão do velho que mostra ter consciência da verdade, onde
estaria ele?
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