BEM VINDOS

Somos um grupo de RPG que está jogando uma campanha há 11 anos, o sistema de regras que uso é de criação minha e devido ao gênero de jogo a batizei de HORROR. Em todo esse tempo dentro do jogo aconteceram muitas coisas que gostaríamos de imortalizar e a melhor maneira que encontramos para fazer isso foi tranformar o jogo em uma história dinâmica. A história que começa nesse espaço é o inicio do quarto ano que começamos em 2007, a cada sessão de jogo transcrevemos todo o acontecido em forma de história para gravarmos em nossas memórias a angustia vivida pelas almas de cada um e compartilharmos com aqueles que apreciam o gênero. Ao lado direito da página na seção "cada dia uma angústia" a história começa no dia 23/09/2005.

terça-feira, 10 de março de 2015

07/05/1986 DIARIO DE PETER, PARTE II


Parte II - Simbologia da Obra

A estética infantil do filme indica a inocência dos três personagens principais. Estes estão acompanhados por um homem idoso representando o arquétipo do tutor sábio. Sua participação nos eventos é muito discreta, pois o idoso aparece apenas no inicio ao acionar o portal e no final, quando o enquadramento de imagem dá a entender que ele tinha consciência do que aconteceu. O velho tutor não demonstra qualquer surpresa ao ver o anjo-Satã no inicio, diferente das crianças, que transparecem surpresa, dúvida e receio. Porém, no fim, o último frame do filme apresenta o idoso fazendo uma expressão que pode ser interpretada como desilusão, isto passa desapercebido ao assistir em velocidade padrão.

Percebemos que a função do velho sábio é apenas dar inicio a história (abrindo o portal) e "assinar" o fim do enredo, mostrando que tudo estava em sua mente. Isso poderia levar a crer que o velho é uma representação do autor dentro da obra. Porém, como foi identificado por um de meus colegas, o autor já se colocou através do menino questionador. De fato, o autor acreditava que o filme fosse seu relato autobiográfico do primeiro encontro com anjo-Satã. Dessa perspectiva, temos duas alternativas: ou o menino e o velho são a mesma pessoa em idades distintas, ou o autor é apenas o menino inocente e aquele velho representa seu mestre, uma pessoa real que no passado serviu de guia para encontrar Satã através de um "portal". De fato, eu tenho plena certeza que se trata do cientista nazista cujos experimentos metafísicos atraíram a atenção do Governo americano, de Gaspar, de Gabriel e tantos outros.

Tenho também a hipótese de que anjo-Satã não representa o diabo, mas sim, Deus. O primeiro motivo é sua apresentação, dizendo ser anjo e satã ao mesmo tempo. As crianças se surpreendem com a  contradição, mas por fim, o menino questionador apenas lamenta a falta de sorte daquele nome. Implicitamente, bem e mal são vistos na mesma entidade com "anjo" e "Satã", sendo tal propriedade aplicável apenas a Deus, em especial o do velho testamento.

O segunda motivo encontra-se na representação deste Satã. Ele não tem corpo, possui roupa apenas, mas seu corpo é imaterial. Isto vai contra as representações mais clássicas de demônios, pois estes representam a pura tentação e materialidade, sendo representados com corpos carnais ou até animalescos. Aqui Satã é um figurino carnaval vazio. Sabe-se que na Veneza antiga, nobres usavam máscaras para se misturarem ao povo sem serem reconhecidos. Agora temos de novo o mesmo motivo, Deus se mistura entre os mortais, seu único intermédio visual é a máscara que oculta sua divindade. Por fim, é notável que o anjo-Satã esteja sempre fundido à ilha. Revendo o vídeo, note-se que ele não tem pés, ele não caminha naquele mundo, pois ele É AQUELE MUNDO. Essa é outra propriedade apenas digna de Deus.

Minha outra hipótese é que esta narrativa representa o Gênesis bíblico. Primeiro quando Satã faz brotar a vida naquela rocha flutuante e diz que nunca aprendeu a fazer aquilo, já que era algo de sua "natureza". Esta cena representa a criação da vida na Terra. Eis que, analogamente, ele oferece frutas, cumprindo um papel emblemático. Afinal, anjo-Satã representa bem e mal ao mesmo tempo. Portanto, as frutas demonstram tanto a abundância do paraíso (fruto divino) quanto o fruto do conhecimento (serpente) que as crianças aceitam de Satã para experimentar. A partir de então elas simbolicamente teriam ciência do bem e do mal. As frutas escolhidas também possuem uma função para cada personagem que será abordada mais a frente.

A história seguem com anjo-Satã criando um mundo (outra vez, esta é uma propriedade apenas de Deus). Ele oferece argila para que as crianças façam pessoas. A analogia condiz com o trecho do Gênesis quando a humanidade é criada a partir do barro. Depois, anjo-Satã cumpre a função divina de dar o sopro da vida. É importante notar que as crianças escolhem a classe de seus bonecos (a menina quer fazer rei e rainha, o ruivo escolhe um soldado). Porém, não vemos a escolha do menino questionador, mas indiretamente, podemos fazer suposições.

Além do povo comum, apenas três classes de bonecos são representados: Realeza no castelo (menina), soldados fazendo guarda (o ruivo) e um sacerdote na cena do funeral (?). Tenho convicção que o menino questionador fez o sacerdote, não penas por ser a única classe  sem representante, mas também porque o menino escolheu comer uvas. As uvas representam o sagrado, bem como o vinho do sacerdócio nas religiões cristãs. Além de tudo, a função do sacerdote é exercer a ligação entre Deus e as pessoas, esta é a exata função que o menino terá no futuro, pois ele é o criador do vídeo que interliga Deus (Satã) com nós, expectadores. Mas vinho também pode trazer a embriaguez, numa analogia a falsa religião ou a loucura.

No vídeo, a menina coloca um touro no cenário que incita os conflitos. Em simbologia, o touro representa a materialidade. Isto esta bem marcado nas línguas ocidentais, onde a palavra "capitalismo" e "capital" se origina do latim "capitalis" (cabeça) mensurando a quantidade de cabeças de gado que alguém possuía na antiguidade. No ocultismo bíblico, a chamada "Era de Touro" corresponde a todo período anterior a Moisés, sendo um tempo marcado por projetos gananciosos como as Pirâmides e a Torre de Babel. Além de tudo, nota-se que foi justo a menina aquela que moldou o rei e rainha de barro, e que antes disso, consumiu a maçã (tentação), assim cumprindo um papel de Eva com o pecado original.

Anjo-Satã é irritado pelas disputas materiais e resolve destruir os bonecos envolvidos. Talvez o vídeo passe uma mensagem neste trecho, onde muitos conseguiram se salvar ao perceber que a mão divina se aproximava com fúria. Aqueles que estavam cegos pela ganância acabaram punidos, já os tementes conseguiram escapar. Logo, é feito um funeral pelos mortos com grande lamento. Anjo-Satã se diz admirado pela condição humana e seus costumes. No vídeo, vemos os bonecos colocando os frutos da colheita sobre os caixões. Isto remete aos antigos funerais, quando se colocavam flores de laranjeiras sobre os mortos. Vale recordar que o menino ruivo consumiu as laranjas, indiretamente ligadas ao ideal de aceitação da morte que um soldado deve cumprir. O próprio menino, autor dos soldados, foi quem primeiro aceitou o chamado de Satã, correndo em direção ao portal motivando os colegas a imitá-lo.

     O dito enterro não chega a se concluir da forma prevista, já que Anjo-Satã anuncia a destruição do mundo tal qual o dilúvio, matando todos de forma indistinta. Aqueles que antes escaparam da sua mão em fúria, agora descobrem que a salvação fora inútil. Um terremoto faz a terra engolir o mundo, assim como as águas na Bíblia. Durante a ruína, Satã lança três raios que agem de forma emblemática. O primeiro raio destrói o sacerdote, o segundo raio destrói os soldados e o último cai sobre o rei. Cada criança tem seu boneco destruído por um raio, toda classe social é punida da mesma forma.

Satã se justifica dizendo "não fiz nada errado, pois não sei o que é errado". De fato, a culpa só pode recair sobre aqueles que sabem distinguir o certo do errado, nunca sobre aqueles cuja a moralidade ainda não esta formada (como uma criança). Porém, existe uma contradição inerente na fala do anjo-Satã, porque a construção de seu argumento pressupõe algum o entendimento do que seja o "errado". Afinal, como ele poderia afirmar "não fiz o errado" justificando que "não sei o que é errado"? Estas duas afirmações se contradizem juntas. O menino contesta anjo-Satã ao dizer "você matou eles". O menino, ao contrário de Satã, mostra ter ciência do bem e do mal, talvez por ter comido o fruto no inicio.

Por fim, o anjo-Satã diz que pode fazer mais humanos se necessitar deles. Parece que para ele, a morte não é um limite e os humano são apenas um instrumento de sua vontade. Tudo é dito enquanto seu rosto se torna uma caveira, tal como a própria morte. As crianças fogem de medo. Satã desfaz seu pequeno universo-ilha e diz para o espectador: "A vida em si é apenas uma visão, um sonho, nada existe além de você e um espaço vazio, e você não passa de um pensamento". Aqui esta a pura mensagem: nossa realidade não é mais que um mundo de areia. Não passamos do sonho sem sentido de Deus, nada além de nós e um vazio. O vídeo termina com a desilusão do velho que mostra ter consciência da verdade, onde estaria ele?





 


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